BLOGUE DA ESCOLA SANTA MÔNICA _ PELOTAS/RS

"Chega mais perto e contempla as palavras.

Cada uma tem mil faces secretas sob a face neutra.

E te pergunta, sem interesse pela resposta.


Pobre ou terrível, que lhes deves:

'Trouxeste a chave?' "

(Carlos Drummond de Andrade. Procura da poesia)

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Índice Geral do Blogue

INDICE GERAL
Cliquem no título para ler o post. O "marcador" está identificado entre os parênteses.
ìndice dos alunos da 8ª série Fundamental. Cliquem aqui.
Índice dos alunos do 1º ano Médio _ M1 e M2: cliquem aqui.
Índice dos alunos do 2º ano Médio: cliquem aqui.
Índice dos alunos do 3º ano Médio: cliquem aqui.
FEVEREIRO/2010
Desejamos um bom ano letivo! (Song for Peace; vídeo; Kitaro)
Texto: história de uma palavra (reflexões sobre texto/discurso)
Tecidos que contam histórias (reflexões sobre texto/discurso; crônica; Eduardo Galeano; literatura/cultura de língua espanhola)
História de uma tecelã contadora de histórias (reflexões sobre texto/discurso; crônica; Marina Colasanti; literatura/cultura brasileira)
Algumas palavras sobre a contação de histórias (contação de histórias; mitologia)
Texto: elementos intra e extratextuais (reflexões sobre texto/discurso)
Gêneros do discurso: palavras iniciais (reflexões sobre texto/discurso; gêneros do discurso)
Competência textual: o que é? (reflexões sobre texto/discurso)
Meditação à beira de um poema (poesia; Adélia Prado; literatura/cultura brasileira)
Carnaval relaxante! (vídeo; relaxblog)
Dia dos namorados no mundo (crônica; reflexblog)
Carnaval chuvoso em Pelotas (vídeo; animação)
Proposta e coletânea: como fazer? (proposta de redação; leitura; reflexões sobre texto/discurso)
Ainda sobre a utilização da coletânea e a proposta de redação (proposta de redação; leitura; reflexões sobre texto/discurso)
O processo de argumentação (argumentação; Cristovam Buarque; aos alunos do 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio)
Exemplo de texto dissertativo-argumentativo (texto dissertativo-argumentativo; aos alunos do 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio)
Comentários sobre o texto de Cristovam Buarque (alunos do 1º, 2º e 3º Médio; argumentação; proposta de redação)
Comentários sobre o texto de Daiane Fuhrmann (1º, 2º e 3º anos) (argumentação; proposta de redação)
Para que serve o amor? (A quoi ça sert l'amour?) (vídeo de animação; Edith Piaf)
Proposta de redação (alunos do 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio)
Era digital... (vídeo; sorrisoblog)
Alunos da Santa Mônica viajam com professora de inglês à Europa (cultura francesa; cultura brasileira; crônica; Joaquim Manoel da Fonseca)
Critérios de avaliação das redações do Ensino Médio (alunos do 1º, 2º e 3º Médio; competências; ENEM)
Um bom início de semana! (vídeo; animação)
Biblioteca... Psiu! Não contem nada à Diná! (biblioteca; crônica; Humberto Eco)
Debate em sala de aula (1) (alunos do 1º, 2º e 3º Médio; proposta sobre bullying)
Missa do galo (aos alunos do 2º Médio) (1ª parte) (conto; Machado de Assis; cultura brasileira)
Missa do galo (aos alunos do 2º Médio) (2ª parte) (conto; Machado de Assis; cultura brasileira)
Um excelente final de semana! (vídeo; Mario Mariotti)
MARÇO/2010
Vocês já leram sobre a vida de Gandhi? (impressões de leitura; biblioteca)
Stand by me, com cantores de rua (vídeo; música; stand by me)
"Gandhi, o herói da verdade" na biblioteca da escola (1ª parte) (impressões de leitura; biblioteca; contação de histórias; cultura da paz)
"Gandhi, o herói da verdade" (2ª parte) (impressões de leitura, biblioteca; contação de histórias; cultura da paz)
Intertextualidade: exemplos para refletir (reflexões sobre texto/ discurso)
Argumentar, persuadir ou coagir? (aos alunos do 1º, 2º e 3º Médio)
Riverdance: um "espetáculo" de dança! (vídeo; Riverdance; dança)
A flor das canções, por Alvaro Barcellos (poemablogue; poesia; Alvaro Barcellos)
Crianças brasileiras no mau caminho (vídeo; palavras sobre palavras; "trombadinha"; Francisco Antônio Soto Vidal)
Queridos alunos (8ª série Fundamental) (bate-papo com os alunos)
As micronarrativas de Voltaire de Souza (minicontos; Voltaire de Souza; cultura brasileira)
Microconto (1) (8ª série) (miniconto: Voltaire de souza; cultura brasileira)
Microconto (2) (8ª série) (miniconto; Voltaire de Souza; cultura brasileira)
O último Homem (8ª série) (conto; Rubens Amador; cultura brasileira)
Microconto (3) (8ª série) (miniconto; Voltaire de souza; cultura brasileira)
Microconto (4) (8ª série) (miniconto; Voltaire de Souza; cultura brasileira)
Poesia visual (vídeo; poemablog; reflexblog)
Crônica, por Drummond (crônica; Carlos Drummond de Andrade; cultura brasileira; 2º ano médio)
Desejos, por Drummond (poemablog; Carlos Drummond de Andrade; cultura brasileira; poesia)
Crônica de um pardal (crônica; Rubens Amador; cultura brasileira; 2º Médio)
Ginásios e academias (palavras sobre palavras; etimologia; Francisco Antônio Soto Vidal)
Microconto 5 (8ª série; microconto; Iarima Redü; cultura brsileira)
Orgulho e saudade (crônica; 2º ano; Rubens Amador; cultura brasileira)
Detalhes, por Quintana (poemablog; Mario Quintana)
Microconto (6) (8ª série; microconto; Voltaire e Souza; cultura brasileira)
Microconto (7)(8ª série; microconto; Voltaire e Souza; cultura brasileira)
Considerações sobre microcontos (8ª série; microconto)
Hora do Planeta! (eco-mensagens)
Cartoons sobre o meio ambiente (eco-mensagens; ensino médio)
Carta do cacique Seattle, em 1885 (eco-mensagens; ensino médio)
Sobre a mãe natureza (eco-mensagens; vídeo; ensino médio)
O luxo no lixo ou o lixo no luxo? (eco-mensagens; alunos do ensino médio)

Nenhum comentário: