BLOGUE DA ESCOLA SANTA MÔNICA _ PELOTAS/RS

"Chega mais perto e contempla as palavras.

Cada uma tem mil faces secretas sob a face neutra.

E te pergunta, sem interesse pela resposta.


Pobre ou terrível, que lhes deves:

'Trouxeste a chave?' "

(Carlos Drummond de Andrade. Procura da poesia)

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Índice dos alunos do 1º ano Médio

Cliquem no título para ler o post. O "marcador" está identificado entre os parênteses. Se quiserem consultar o ìndice geral, que contém assuntos diversificados, podem fazê-lo!
OBS: A partir de agora, combinaremos em sala de aula as datas de entrega das redações, bem como a data para leitura e anotações dos principais tópicos da coletânea.
FEVEREIRO/2010

Texto: história de uma palavra (reflexões sobre texto/discurso)

Tecidos que contam histórias (reflexões sobre texto/discurso; crônica; Eduardo Galeano; literatura/cultura de língua espanhola)

História de uma tecelã contadora de histórias (reflexões sobre texto/discurso; crônica; Marina Colasanti; literatura/cultura brasileira)

Algumas palavras sobre a contação de histórias (contação de histórias; mitologia)

A contação de histórias e suas metáforas (contação de histórias)

Texto: elementos intra e extratextuais (reflexões sobre texto/discurso)

Gêneros do discurso: palavras iniciais (reflexões sobre texto/discurso; gêneros do discurso)

As condições de produção de um discurso: palavras iniciais (reflexões sobre texto/discurso)

Competência textual: o que é? (reflexões sobre texto/ discurso)

Proposta de redação: alunos do 1º ano (M1 e M2) (proposta de redação)

Proposta e coletânea: como fazer? (proposta de redação; leitura; reflexões sobre texto/discurso)

Ainda sobre a utilização da coletânea e a proposta de redação (proposta de redação; leitura; reflexões sobre texto/discurso)

O processo de argumentação (argumentação; Cristovam Buarque; aos alunos do 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio)

Exemplo de texto dissertativo-argumentativo (texto dissertativo-argumentativo; aos alunos do 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio)

Comentários sobre o texto de Cristovam Buarque (1º, 2º e 3º anos; argumentação; proposta de redação)

Comentários sobre o texto de Daiane Fuhrmann (1º, 2º e 3º anos; argumentação; proposta de redação)

Proposta de redação (alunos do 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio)

Critérios de avaliação das redações do Ensino Médio (alunos do 1º, 2º e 3º Médio; competências; ENEM)

Debate em sala de aula (alunos do 1º, 2º e 3º Médio; proposta sobre bullying)

MARÇO/ 2010

Proposta de redação (alunos do 1º e 2º anos do Médio)

Argumentar, persuadir ou coagir? (aos alunos do 1º, 2º e 3º Médio)

Cartoons sobre o meio ambiente (eco-mensagens; ensino médio)

Carta do cacique Seattle, em 1885 (eco-mensagens; ensino médio)

Sobre a mãe natureza (eco-mensagens; vídeo; ensino médio)

Queridos alunos da 8ª do Fundamental e do Ensino Médio (bate-papo)

O luxo no lixo ou o lixo no luxo? (eco-mensagens; alunos do ensino médio)

Nenhum comentário: