BLOGUE DA ESCOLA SANTA MÔNICA _ PELOTAS/RS

"Chega mais perto e contempla as palavras.

Cada uma tem mil faces secretas sob a face neutra.

E te pergunta, sem interesse pela resposta.


Pobre ou terrível, que lhes deves:

'Trouxeste a chave?' "

(Carlos Drummond de Andrade. Procura da poesia)

terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Proposta de redação e coletânea: o que e como fazer?

Imagem (aqui)
"A importância de uma leitura clara da proposta de redação e do bom uso da coletânea de textos

Por Teresinha Brandão

Antes de vocês produzirem seus textos, daremos especial destaque, em nossas aulas, para a importante leitura da proposta de redação e para o bom uso da coletânea de textos os quais sempre acompanham essa proposta.

Após leitura atenta da coletânea e proposta de redação, sugiro:

1º) determinar qual é o tema proposto e quais as possibilidades de análise (Qual o enfoque? Qual a linha de raciocínio a seguir?);
2º) reler e interpretar, com muita atenção, todas as informações que acompanham o tema proposto, sublinhando-as;
3º) identificar com clareza o gênero textual solicitado (Um texto dissertativo-argumentativo? Uma narrativa? Uma carta aberta à população? Um poema?).

Observem que, se vocês não desenvolverem o tema proposto, fugindo do assunto/tema, ou, se a sua redação não seguir as características do gênero solicitado, ela pode ser anulada.

Quanto à coletânea, aconselho:

1º) identificar claramente a questão que está sendo tematizada (ou polemizada) e determinar quais são os argumentos, opiniões, pontos de vista sobre a questão;
2º) se houver mais de um posicionamento acerca do assunto, identificar claramente esses posicionamentos e determinar quais os argumentos que sustentam as opiniões dos autores dos textos.
3º) traçar a melhor representação possível do interlocutor, reunindo todas as informações que vocês tenham sobre ele, sobre o que pensam a respeito do tema, sobre seus argumentos, etc. (Qual a imagem que têm dele? Qual a imagem ele quer "transmitir" de si mesmo, etc.?);
4º) selecionar, entre os argumentos, as opiniões, os posicionamentos identificados, aqueles que melhor se prestam à sua análise em relação ao tema, tomando como referência a imagem que vocês têm do seu interlocutor _ e ele supostamente de vocês _ e qual a que vocês têm de si mesmos;
5º) buscar outros argumentos de que vocês disponham, pertinentes à análise do tema."

Continuaremos nossa reflexão no post seguinte. Bj, Tê!

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