BLOGUE DA ESCOLA SANTA MÔNICA _ PELOTAS/RS

"Chega mais perto e contempla as palavras.

Cada uma tem mil faces secretas sob a face neutra.

E te pergunta, sem interesse pela resposta.


Pobre ou terrível, que lhes deves:

'Trouxeste a chave?' "

(Carlos Drummond de Andrade. Procura da poesia)

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Texto: história de uma palavra

Imagem: Picassa (aqui)
"Texto: história de uma palavra
Por Teresinha Brandão
As palavras, tanto quanto nós, têm sua história...
Text _ ou "texto" _ origina-se do latim _ texere (construir, tecer) _, cujo particípio passado _ textus _ também era empregado como substantivo, significando "maneira de tecer", ou "coisa tecida", e mais tarde, passando a designar "estrutura". Só por volta século XIV a evolução semântica da palavra atingiu o sentido de "tecelagem ou estruturação de palavras", ou ainda "composição literária". O termo passou a ser usado com tal sentido em inglês, proveniente do francês antigo texte. Observem que o termo foi relacionado à literatura tardiamente.

Podemos comparar a produção de um texto, sua "costura" _ o entrelaçamento, o encaixe, a sequência e a articulação das palavras e frases num todo dotado de sentidos _ com o trabalho de uma tecelã. Essa comparação pode ser estabelecida pela ligação entre o conteúdo deste post e sua imagem (acima).

Fiquei pensando sobre o trabalho das tecelãs... Fiquei pensando sobre tecer... Sobre tecer a vida... Cheguei a algumas conclusões, ou mais que isso, a questionamentos... Lembrei-me do filme Colcha de retalhos _ lindo! E com um elenco feminino espetacular: Wynona Ryder, Anne Bancroft, Ellen Burstyn, Kate Nelligan. Quem assistiu ao filme percebe por que o estou mencionando.

É... Os textos, tanto quanto nós, têm sua história... "

Querem ver? Leiam o post seguinte. Bj carinhoso!

Fonte: publicado originalmente em Tear dos Sentidos (aqui)

Nenhum comentário: